O jipe Niva, produzido na Rússia pela Lada, desde 1977, continua com muitos fãs ao redor do mundo.
Mesmo que especialistas reclamem da sua dirigibilidade e projeto "antiquado", os admiradores do modelo não enxergam defeitos no carro.
"Ganhei de presente do meu pai quando passei no vestibular, em 1992. Quebra pouco e enfrenta os alagamentos e buracos do Recife como nenhum outro", diz orgulhosa a publicitária Marieta Aquino.
Ela conta que já recusou inúmeras propostas de compra do jipe vermelho ao longo dos últimos 30 anos.
ESPORTIVO - Na semana passada, a montadora AvtoVaz anunciou uma versão esportiva do jipe, mais moderna e com um novo motor. Mas a carcaça continua a mesma.
No país comandado por Vladimir Putin o quase cinquentão Niva tem preços variando entre R$ 50 mil e R$ 65 mil. E continua firme e forte na preferência dos motoristas de lá.
ABERTURA - No Brasil, os carrros soviéticos da Lada tiveram uma pequena era de oito anos de existência.
Laika era quadrado ao extremo. Foi vendido no Brasil e em Cuba
Eles chegaram aqui a partir de 1990, com a abertura de mercado promovida pelo então presidente Fernando Collor de Melo. Em 1997, entretanto, as concessionárias fecharam.
Além do Niva, também foram vendidos no Brasil os "quadrados" Samara (Hatch) e a linha Laika (sedã e perua).
No Recife, os modelos eram expostos na concessionária localizada na Avenida Cruz Cabugá, onde muitos curiosos conheceram os modelos.
Marcaram uma época de transformações no mundo, que assistiu o desmoronamento da União Soviética e a primeira eleição, por via direta, pós 1964, no Brasil.
Será que no Brasil de hoje ele teria sucesso sendo vendido na faixa dos R$ 100 mil?
QUER SABER TUDO PRIMEIRO??? – Siga-nos no Instagram e Youtube. Participe do grupo no ZAP.
https://www.instagram.com/redeobservatoriope/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube
Mín. 25° Máx. 28°
Mín. 26° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 26° Máx. 28°
Chuva