Terça, 18 de Março de 2025
(81) 9.9966-1001
GERAL ATENÇÃO

*APÓS DESASTRE EM IGREJA DE SALVADOR IPHAN REALIZA VISTORIAS EM OLINDA*

Trabalho será tocado em conjunto com a Prefeitura

11/02/2025 06h24 Atualizada há 1 mês
Por: Pedro Tinoco
Desmoronamento na “Igreja do Ouro” ligou sinal amarelo em todo Brasil
Desmoronamento na “Igreja do Ouro” ligou sinal amarelo em todo Brasil

Depois da queda do teto da Igreja de São Francisco, em Salvador (BA), que resultou em irreparável dano ao patrimônio histórico e na morte de uma moça de 26 anos, o IPHAN iniciou uma série de vistorias preventivas em templos tombados de Olinda, Pernambuco.

O trabalho é realizado em parceria com a Prefeitura de Olinda e inclui igrejas e capelas do Sítio Histórico da cidade.

A iniciativa tem como objetivo diagnosticar o estado de conservação dos monumentos tombados e orientar seus responsáveis sobre as melhores práticas de preservação.

A chefe do escritório técnico de Olinda do IPHAN, Elaine Ferrari, destacou a importância da ação conjunta para a proteção do patrimônio.

IPHAN e Prefeitura fazem diagnóstico preventivo dos imóveis tombados

"O IPHAN tem a missão de proteger e preservar o patrimônio cultural brasileiro, e essa ação conjunta com a Prefeitura reforça nosso compromisso com a conservação dos bens tombados. Iniciamos pela Igreja de Nossa Senhora do Monte e seguiremos com as vistorias nos próximos dias. Nosso objetivo é diagnosticar o estado de conservação e orientar seus proprietários sobre as melhores práticas de preservação. A proteção do patrimônio é uma responsabilidade coletiva, e iniciativas como essa são fundamentais para garantir que essas riquezas culturais sejam mantidas para as futuras gerações."

PREVENÇÃO - A força-tarefa inclui a vistoria de  igrejas e capelas, com a participação da Defesa Civil de Olinda.

O secretário executivo do órgão, Carlos D’Albuquerque, explicou a importância desse trabalho preventivo.

"O trabalho acontece de forma preventiva, a fim de identificar a situação de conservação quanto a sua funcionalidade, orientando medidas de manutenção corretiva/preditiva nas igrejas do Sítio Histórico de Olinda."

Além de garantir a preservação do patrimônio cultural, essa iniciativa fortalece o turismo local e promove a sustentabilidade, assegurando que os bens históricos de Olinda sejam protegidos para as futuras gerações.

QUER SABER TUDO PRIMEIRO??? – Siga-nos no Instagram e Youtube. Participe do grupo no ZAP.

https://www.instagram.com/redeobservatoriope/  Instagram

https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Olinda - PE

Olinda - Pernambuco

Sobre o município
Olinda é uma cidade colonial na costa nordeste do Brasil, estado de Pernambuco. Fundada em 1535 pelo português Duarte Coelho, foi construída em encostas íngremes e distingue-se pela arquitetura do século XVIII, com igrejas barrocas, conventos, mosteiros e casas de cores vivas. Originalmente centro da indústria da cana-de-açúcar, é agora conhecida pelo trabalho de seus artistas, com diversas galerias, oficinas e museus. Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, berço da República.
Olinda, PE
Atualizado às 13h07
29°
Parcialmente nublado

Mín. 25° Máx. 28°

33° Sensação
4.63 km/h Vento
70% Umidade do ar
100% (1.58mm) Chance de chuva
Amanhã (19/03)

Mín. 26° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (20/03)

Mín. 26° Máx. 28°

Chuva