Terça, 18 de Março de 2025
(81) 9.9966-1001
POLÍTICA PROVOCAÇÃO

*DECRETO DE LULA DESMORALIZA EXÉRCITO E CASSA CARTA PATENTE DOS OFICIAIS R2*

Ataques às Forças Armadas ganharam intensidade na gestão atual

11/02/2025 07h45 Atualizada há 1 mês
Por: Pedro Tinoco
Relação com Forças Armadas é de desconfiança mútua
Relação com Forças Armadas é de desconfiança mútua

PEDRO TINOCO - Como vem costumeiramente acontecendo, desde o início do atual mandato presidencial, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva promoveu mais um ataque desmoralizante contra as Forças Armadas.

Desta vez, com uma única canetada, por meio do decreto 12.375/2025, do dia 06 de fevereiro, Lula tornou sem validade as cartas patentes de milhares de oficiais da reserva (R2).

De acordo com a nova norma, o documento deixa de existir a partir do momento em que o oficial temporário (R2) ingressa formalmente na reserva.

Ou seja, ao ser transferido para a reserva, o veterano perde o posto, geralmente tenente, passando a ser mero "reservista". Tal procedimento não existe em nenhum país do mundo.

Ao contrário, nas nações civilizadas, os oficiais da reserva são reverenciados pelo papel que passam a exercer na sociedade civil após a contribuição dada ao país no campo militar.

Oficiais da reserva estão se mobilizando em todo Brasil 

REAÇÃO - Aqui, a medida do Governo Lula, sem qualquer sentido prático e desnecessária, soou como mais uma provocação às Forças Armadas.

Desde ontem (10), quando tomou-se conhecimento do decreto, houve reação imediata das 26 Associações de Oficiais da Reserva do Exército (AOREs) espalhadas pelo Brasil.

A Aore/Recife disparou comunicado a mais de dez mil oficiais R2, só em Pernambuco, para informar das providências que estão sendo tomadas pelo Conselho Nacional de Oficiais da Reserva (CNOR).

BOMBA - Estima-se que, em todo Brasil, existam cerca de 100 mil oficiais R2 atingidos pelo decreto de Lula.

Na avaliação de alguns juristas ouvidos pelo Observatório Militar, é muito provável que a desastrosa medida seja revista. O estrago à imagem do governo, entretanto, já foi feito.

"Em uma escala menor, terá o mesmo efeito do 'escândalo do Pix'. Lula conseguiu mobilizar toda uma categoria, com grande influência no país, contra ele, a troco de nada", afirmou um oficial R2.

TESTE - Para outro analista especializado em História do Exército Brasileiro, porém, a cassação das cartas patentes dos oficiais R2 não deve ser vista como um ato "isolado" ou impensado.

"Foi um teste. O sucateamento das Forças Armadas e os ataques que elas vêm sofrendo nos últimos tempos têm objetivos: o desmonte completo e o fim de sua interferência na vida do país" avaliou.

Ainda de acordo com este especialista, primeiro são cassados os oficiais R2, depois, nada impede que a "a próxima vítima" sejam os oficiais de carreira (R1).

"O ardil vem sendo implantado gradualmente. E o Exército, Marinha e Aeronáutica, vem sucumbindo, passivamente. A desmoralização pública dos militares é uma realidade. E o objetivo final todos nós sabemos qual é", analisou.

QUER SABER TUDO PRIMEIRO??? – Siga-nos no Instagram e Youtube. Participe do grupo no ZAP.

https://www.instagram.com/redeobservatoriope/  Instagram

https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Sergio F. PennaHá 2 dias Brasilia - DFFaz sentido o recolhimento das cartas patentes de oficiais temporários, especialmente os das áreas da saúde, que nenhum vínculo.possuem com as OM. Aliás, pelo caráter temporário de atuação desses militares (o que não são), tal documento jamais deveria ser emitido, inclusive por sua desarmonia com a concessão desse honroso diploma aos da ativa, dos R1 e dos R2.
Alexandre Calenzo Há 3 semanas Rio de Janeiro Caros Srs. n se trata de ser vermelho,
ThiagoHá 4 semanas Foz do Iguaçu Paraná Muitos das FFAA apoiaram esse analfabeto condenado e agora estão colhendo. Quem apoia criminoso, não vai colher justiça.
Júlio Pereira Há 4 semanas BELO HORIZONTEEstão colhendo o que plantaram. Atualmente não tem nenhuma credibilidade com a população de bem do País. Se acovardaram quando o povo pediu ajuda. Faz o L milicada
NenhumHá 1 mês Passo Fundo RSUm paragrafo cita: mobilizar uma Categoria com influencia? Onde? Isto não terá repercussão nenhuma, penso que hoje já há uma grande maioria (mais de 50) de soldados a oficiais - vermelhos.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Observatório Militar
Sobre Observatório Militar
Blog sobre a mundo militar do Brasil e outros países. Escrito pelo jornalista e 2º Tenente/R2-COM, Pedro TINOCO.
Olinda, PE
Atualizado às 13h07
29°
Parcialmente nublado

Mín. 25° Máx. 28°

33° Sensação
4.63 km/h Vento
70% Umidade do ar
100% (1.58mm) Chance de chuva
Amanhã (19/03)

Mín. 26° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (20/03)

Mín. 26° Máx. 28°

Chuva