A Prefeitura de Olinda divulgou, hoje (24), a programação de serviços e infraestrutura para o Carnaval 2025. A abertura do "Maior Carnaval do Mundo" acontece nesta quinta-feira (27), a partir das 15h, com a concentração do tradicional cortejo.
A partir das 15h, no Largo do Amparo, mais de 500 passistas e 90 músicos conduzirão o desfile pelas ruas do Bonfim e Ribeira, passando pela Prefeitura, até chegar à Praça do Carmo, onde os palcos darão início à programação oficial.
Para fazer uma folia segura e acessível a todos os foliões, a gestão municipal montou um esquema especial envolvendo operações de saúde, trânsito, turismo, mobilidade, segurança, entre outros. Confira:
SECRETARIA DE GESTÃO URBANA
Um plano especial de limpeza e serviços públicos foi montado para atender às necessidades geradas pelo Carnaval.
Durante os dias de festividades, as equipes contarão com reforço no efetivo. Um dos principais recursos será o uso de máquinas de varrição mecânica, o que tornará o processo mais ágil.
No Sítio Histórico, os trabalhos começarão às 22h, enquanto nas outras áreas da cidade a limpeza seguirá o cronograma habitual.
● Lançamentos de agentes: mais de 600
● Varredeiras mecânicas: 02
● Sopradores: 04
● Caminhão de lavagem: 07
● Caminhão compactador: 08
● Ônibus: 02
Banheiros Químicos
● Banheiros Químicos: 350 cabines para todo evento de Carnaval;
● Serão 80 pessoas para mobilização, desmobilização e fiscalização das cabines sanitárias;
Pontos com banheiros químicos
● Igreja de Santa Tereza
● Escola Sigismundo Gonçalves
● Correios
● Avenida Luiz Gomes
● Sítio de Seu Reis
● Avenida Presidente Kennedy
● Mercado Eufrásio Barbosa
● Praça Dantas Barreto
● Pátio de São Bento
● Rua Dez de Novembro
● Rua Porto Seguro
● Casarão do Carmo
● Rua da Palha
● Ladeira da Sé
● Rua Pedro Monteiro
● Igreja de São Pedro
● Praça Laura Nigro
● Beco da Ribeira
SECRETARIA DE SEGURANÇA CIDADÃ
O efetivo da Guarda Civil Municipal atuará de forma integrada com a Polícia Militar e demais órgãos da gestão municipal e estadual para reforçar a segurança de todos.
Delegacia Interativa Perdidos e Achados funcionará 24 horas por dia entre a quinta-feira (27) e a Quarta de Cinzas (5) na sede da Secretaria de Segurança Cidadã (Guarda Municipal), localizada na Av. Santos Dumont n° 177 – lado B (ao lado da Secretaria de Fazenda e Administração).
No local, poderão ser recebidos documentos e objetos encontrados, além da confecção de Boletins de Ocorrência virtuais pelo site da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Monitoramento e Segurança Reforçada
● Instalação de 120 câmeras, sendo 108 em 35 Totens, mais 12 adicionais, ampliando o
videomonitoramento da cidade.
● As imagens serão compartilhadas em tempo real com a Secretaria de Defesa Social
(SDS-PE), o Centro Integrado de Defesa Social (CIODS) e a sede da Ciatur.
● Dez câmeras adicionais serão posicionadas nos principais pontos do Sítio Histórico, garantindo mais segurança durante a folia.
● Pela primeira vez, a SDS realizará um planejamento conjunto para a operação de
drones em três pontos fixos, com transmissão ao vivo via Wi-Fi para o CICCR, a sede da SESC e a SMOB. Os locais de operação serão: em frente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação e Turismo, em frente à Prefeitura
e no Alto da Sé.
SECRETARIA DE SAÚDE
Na Praça João Pessoa, Carmo/Olinda (ao lado do correios), das 11h às 17h, os foliões vão encontrar:
● O Espaço de Promoção da Saúde prestando informações e orientações sobre os cuidados com a saúde, violência sexual e os serviços de urgência e emergência. Neste mesmo espaço, a Secretaria de Saúde disponibiliza uma torre de carregamento para celular.
● O estande da Prevenção do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) que, além de esclarecer dúvidas sobre IST/HIV/Aids, disponibiliza preservativo masculino e feminino; realiza teste rápido para HIV e Sífilis às pessoas interessadas; e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é uma medida de prevenção para ser utilizada após uma provável exposição ao HIV e à Sífilis.
● 60 profissionais também realizarão ações de distribuição de preservativos no entorno da festa.
Atenção à Saúde
Como forma de promover o atendimento aos foliões, a atenção à Urgência e Emergência compreende os seguintes serviços:
● Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192;
● Será instalado, para o dia do desfile do bloco Homem da Meia-Noite, um serviço de Urgência iniciando às 19h até madrugada do desfile. O stand estará montado na Praça do Rosário, em frente à sede da agremiação.
● Estruturação básica de uma UPA na Policlínica João de Barros Barreto (Serviço de Urgência/Emergência: atendimento médico; atendimento de enfermagem; sala de medicação; sala vermelha; sala de sutura; ambulância para encaminhamento de pacientes com alta complexidade para unidade hospitalar);
● Serviço de Pronto Atendimento Peixinhos (SPA): Atendimento em clínica médica pediátrica, clínica médica adulto e de enfermagem; Sala de Medicação; Sala Vermelha; Sala de Sutura; Vacina e Soro antirrábico.
● UPA Municipal Professor Germano Coelho;
● Pontos Estratégicos de Ambulâncias: Praça do Carmo (em frente a Biblioteca Pública Municipal); Guadalupe (ao lado da Escola Maria da Glória Advíncula); Sede da
Prefeitura.
Vigilância em Saúde
● Atuação no controle do perfil produtivo, da circulação de produtos de interesse à
saúde e da oferta de serviços diversificados em diferentes níveis de complexidade, antes e durante o Carnaval;
● Três pontos de Barreiras Sanitárias;
● Equipe de plantão da vigilância epidemiológica na sede da Secretaria Municipal de Saúde atuando no monitoramento das Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA) e Doenças Diarreicas Agudas (DDA); investigação e bloqueio vacinal de possíveis surtos e epidemias; notificação de doenças de notificação compulsória e investigação de óbito; e alimentação dos Sistemas de Informação, em consonância com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS
Polo de Proteção a Crianças e Adolescentes:
O Polo de Proteção a Crianças e Adolescentes funcionará no Clube Atlântico, localizado na Avenida Sigismundo Gonçalves – Carmo. O espaço oferecerá atendimento e encaminhamento para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, além de acolher filhos de trabalhadores do Carnaval.
Durante o período de 01º até 04/03 de 2025, das 08h às 20h, serão promovidas atividades lúdicas, recreativas e artísticas. A estimativa é atender, em média, 70 crianças e adolescentes por dia.
Além disso, a Casa de Passagem será destinada ao acolhimento de crianças de 0 a 4 anos. O local contará ainda com a oferta de refeições.
Camarote da Acessibilidade em Olinda
O Camarote da Acessibilidade em Olinda, sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, estará em funcionamento de sábado, 1º de março, até terça-feira, 4 de março.
Localizado na Avenida Liberdade, Praça do
Carmo, o espaço atenderá das 8h às 16h, oferecendo 60 vagas diárias para pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Além da estrutura adaptada, será disponibilizada a oferta de lanches para os participantes.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Os trabalhos de conscientização incluem ações voltadas para o combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes, conduzidas pelo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
A iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância da proteção infantil, promovendo informação e incentivando denúncias de violações de direitos.
Campanhas Educativas Promovidas
Durante o período festivo, equipes especializadas realizarão abordagens junto aos foliões. Dentre as pautas, estarão:
● Prevenção ao abuso de álcool e drogas;
● Combate à violência contra a mulher;
● Proteção da infância e juventude;
● Combate ao racismo;
● Liberdade religiosa;
● Direitos da população LGBTQIA+.
Centro Especializado de Atendimento à Mulher - CEAM
Estará presente no posto do Carmo, com uma equipe composta por advogados, assistente social e psicólogo, junto com a guarda feminina e a Delegacia da Mulher.
SECRETARIA DE TURISMO
Livre de Assédio
A organização Livre de Assédio, em parceria com a Prefeitura de Olinda, lançou uma campanha para combater a importunação sexual e garantir um Carnaval mais seguro para as mulheres.
A iniciativa inclui a capacitação de ambulantes e trabalhadores de camarotes e day uses, além da criação de dois pontos de apoio no Centro Histórico para acolhimento e orientação às folionas.
Polo Gastronômico
O Polo Gastronômico (Olinda dá Gosto no Carnaval) reúne 14 chefs da cidade, vendendo comidas variadas em uma área totalmente adaptada para o conforto dos foliões.
A iniciativa acontecerá de 28 de fevereiro a 5 de março, sempre das 11h às 22h, no Sítio de Seu Reis, localizado no entorno da Praça do Carmo.
Pesquisa
Haverá uma pesquisa qualitativa sobre o Carnaval de Olinda com turistas, conduzida por equipes bilíngues que realizarão as entrevistas diretamente no local. Serão 10 duplas (totalizando 20 pessoas) circulando pelo Sítio Histórico para coletar as informações.
O levantamento utilizará tecnologias para coleta e transmissão de dados em tempo real, garantindo maior precisão e agilidade na análise das informações.
Todas as informações serão coletadas com consentimento, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), assegurando a privacidade e segurança dos participantes.
Visit Olinda
Em parceria com a Secretaria de Comunicação e a Secretaria de Turismo, será lançado no Carnaval 2025 o Visit Olinda, o canal oficial do turismo da cidade.
A iniciativa tem como objetivo divulgar as riquezas históricas, culturais e naturais de Olinda, a primeira capital de Pernambuco, oferecendo informações e conteúdos exclusivos para moradores e visitantes.
SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA
A Secretaria de Mobilidade Urbana organizou uma operação especial para otimizar o trânsito e o transporte durante o Carnaval de Olinda 2025, abrangendo o Sítio Histórico e seus arredores.
As medidas, que já começaram a ser aplicadas nas prévias, serão intensificadas entre os dias 01º até 04/03, período em que os pontos móveis começam a ser instalados.
Além disso, a operação seguirá em fase pós-carnaval até 12 de março, data em que se celebra o aniversário da cidade.
Pontos de Bloqueio
Fixos
Serão montados 29 pontos de bloqueio fixos. Nesses casos, as vias ficarão fechadas com manilhas de concreto.
A interrupção tem início no sábado, 01/03, a partir das 0h, sendo finalizada na quarta-feira de Cinzas, 05/02, a partir do meio-dia.
PONTOS DE BLOQUEIO
● BF01 – PE 15 x Rua Duarte Coelho
● BF02 – Rua do Piza
● BF03 – Av. Beira Rio (Varadouro)
● BF04 – Travessa Santo Antônio
● BF05 – Av. Joaquim Nabuco x Rua Farmacêutico G. de Freitas
● BF06 – 1ª Travessa Joaquim Nabuco
● BF07 – Rua da Boa Hora
● BF08 – Rua Maria Teresa Beltrão
● BF09 – Rua Cel. João Beltrão x Rua Cel. Joaquim Cavalcante
● BF10 – Rua Bica dos Quatro Cantos
● BF11 – Rua Severino José Ramalho
● BF12 – Rua José Ramalho
● BF13 – Rua Bartolomeu de Medeiros
● BF14 – Rua Valdemar Pimentel x Rua do Guadalupe
● BF15 – Rua de São João
● BF16 – Rua Ilma Cunha
● BF17 – Rua Dom Bonifácio Jansen
● BF18 – Rua São Miguel X Rua Farias Neves Sobrinho
● BF19 – Rua Frei Afonso Maria
● BF20 – Rua Alta da Bela Vista
● BF21 – Rua Mal. Da Fonseca
● BF22 – Rua Cel. Henrique Guimarães x Rua Candido Pessoa
● BF23 – Praça 12 de Março (Rua central)
● BF24 – Rua Manoel Borba x Praça do Jacaré
● BF25 – Rua Dom Pedro Rossler
● BF26 – Rua Claudino Leal x Rua Candido Pessoa
● BF27 – Rua Getúlio Vargas x Praça 12 de Março (ao lado da Sorveteria Bacana)
● BF28 – Entrada do Estacionamento da Av. Presidente Kennedy (em frente ao Corpo
de Bombeiros)
● BF29 – Saída do Estacionamento da Av. Presidente Kennedy (em frente ao Corpo de Bombeiros)
Móveis
Serão montados 6 pontos de bloqueio móveis: os locais terão a presença de cerca de 30
profissionais, entre agentes de trânsito e efetivo de apoio terceirizado. Somando todos os
bloqueios, serão cerca de 300 técnicos envolvidos por dia. O objetivo é garantir a fluidez e disponibilizar as devidas orientações aos condutores.
Confira os locais:
● BM01 – Avenida Olinda (Memorial Arcoverde);
● BM02 – PE 15 (Pista local de acesso ao Giradouro, no sentido Olinda);
● BM03 – Av. Rua do Sol (Praça Dantas Barreto);
● BM04 – Av. Olinda (Varadouro);
● BM05 – Av. Getúlio Vargas x Rua Farias Neves Sobrinho;
● BM06 – Estrada do Bonsucesso.
ROTAS DE EMERGÊNCIA
1. Av. Presidente Kennedy (contramão de direção) – Rua 15 de Novembro;
2. Av. Olinda;
3. Av. Presidente Kennedy – Av. Olinda.
4. Estrada do Bonsucesso
5. Rua Candido Pessoa – Rua do Sol
PONTOS DE TÁXI
Para garantir a locomoção da população, seis pontos especiais de táxi estarão disponíveis, possibilitando o embarque e desembarque ainda mais perto da folia.
Os locais estarão devidamente identificados e sinalizados para facilitar a localização dos motoristas e passageiros.
➔ Praça do Carmo (Via Local – em frente ao Clube Atlântico, no sentido Olinda);
➔ Rua Joaquim Nabuco (próximo à Praça João Lapa);
➔ Avenida Presidente Kennedy (próximo à Rua Travessa do Piza);
➔ Av. Getúlio Vargas (próximo à Rua João Joaquim Antunes – Supermercado Extra);
➔ Av. Getúlio Vargas (Praça 12 de Março, na parada de ônibus desativada no período);
➔ Rua Farias Neves Sobrinho (próximo ao Hospital Tricentenário).
TRANSPORTE POR APLICATIVOS
Durante o período de Carnaval, quando haverá bloqueios e a circulação de veículos será controlada, serão ativadas rotas alternativas para transportes por aplicativo, com acessos restritos conforme detalhado abaixo:
ACESSO SUL
O acesso por esta rota será permitido apenas para veículos com passageiros. O desembarque deverá ocorrer no início da Travessa do Piza, em Santa Tereza, em área devidamente sinalizada. As rotas incluem:
● Avenida Presidente Kennedy – trecho entre a Avenida Pan Nordestina e a Travessa do
Piza, no sentido Centro;
● Travessa do Piza;
● Avenida Olinda.
ACESSO NORTE
No Acesso Norte, a rota estará liberada até os pontos controlados. Nestes corredores, a entrada de veículos não autorizados será proibida. O embarque e desembarque deverá ocorrer nos locais onde a sinalização permitir a operação. Confira:
● Praça 12 de Março;
● Estrada do Bonsucesso.
QUER SABER TUDO PRIMEIRO??? – Siga-nos no Instagram e Youtube. Participe do grupo no ZAP.
https://www.instagram.com/redeobservatoriope/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube
Mín. 25° Máx. 28°
Mín. 26° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 26° Máx. 28°
Chuva