Terça, 18 de Março de 2025
(81) 9.9966-1001
CULTURA MARACATU

*GOVERNADORA VOLTA A OLINDA PARA PRESTIGIAR CASA DA RABECA*

Celebração reverencia memória do Mestre Salustiano

03/03/2025 17h03 Atualizada há 2 semanas
Por: Pedro Tinoco
Evento tem apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Olinda.Fotos: Yaci Ribeiro/Secom
Evento tem apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Olinda.Fotos: Yaci Ribeiro/Secom

Reafirmando a valorização da cultura popular, a governadora Raquel Lyra conferiu de perto a força dos grupos de Maracatu de Baque Solto, hoje (3), ao lado da vice, Priscila Krause, no Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca, em Olinda.

Esta é a 19ª edição do evento, que reúne apresentações de maracatu, considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e grupos de caboclinhos, coco e afoxé vindos de outros municípios de Pernambuco.

A gestora foi recebida por Pedro Salustiano, filho do Mestre Salustiano, e acompanhou o 33° Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, na Praça Ilumiara Zumbi, no bairro de Tabajara, em Olinda.

Raquel também foi cumprimentada pelo público e moradores da localidade. Depois, a chefe do Executivo Estadual acompanhou mais apresentações na Casa da Rabeca. 

“Uma alegria acompanhar por mais um ano o Carnaval da Casa da Rabeca, com os herdeiros do mestre Salustiano e centenas de pernambucanos que perpetuam a sua tradição e a sua história. O Governo de Pernambuco tem a missão de garantir a preservação das nossas memórias e das nossas tradições”, destacou Raquel Lyra.

FORÇA - Com apoio da gestão estadual, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), além da Prefeitura de Olinda, o evento deu uma demonstração da força da cultura popular com apresentações gratuitas.

“Esse é um encontro que mescla ritmos como maracatu, cavalo marinho e caboclinhos. Aqui, vemos a força da nossa cultura. A Casa Rabeca é uma referência de lugar que mantém a nossa cultura popular e uma grande celebração de quem faz o Carnaval de Pernambuco”, explicou a secretaria de Cultura, Cacau de Paula.

Anfitriã da festa, a Família Salustiano e a Rabeca Encantada resgataram a memória e legado deixado pelo Mestre Salustiano, um dos grandes articuladores das brincadeiras que existem na Zona da Mata.

“É importante que os gestores venham conhecer de perto os espaços culturais porque estando presentes eles conseguem enxergar as nossas necessidades e realizar apoios que são fundamentais. A família Salustiano é trabalho, resistência, luta e as portas estão sempre abertas”, disse Pedro Salustiano.

ESTRELAS - Os convidados desta segunda (3), foram grupos como Maracatu Leão de Ouro, Clube Carnavalesco Tribo indígena Capinawa, Caboclinho índio Tupi Guarani, Índio Canindé Brasileiro de Itaquitinga e a Tribo Indígena Orubá.

“Mais um ano, o Carnaval de Pernambuco valoriza as tradições carnavalescas. A governadora Raquel Lyra vem desde os primeiros dias de gestão fazendo todos os ciclos, principalmente o Carnaval, que é uma das grandes manifestações culturais do Brasil”, considerou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais Paulo Nery (Turismo), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Hercílio Mamede (Casa Militar), o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo e o vice-prefeito de Olinda, Chiquinho.

QUER SABER TUDO PRIMEIRO??? – Siga-nos no Instagram e Youtube. Participe do grupo no ZAP.

https://www.instagram.com/redeobservatoriope/  Instagram

https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Olinda, PE
Atualizado às 13h07
29°
Parcialmente nublado

Mín. 25° Máx. 28°

33° Sensação
4.63 km/h Vento
70% Umidade do ar
100% (1.58mm) Chance de chuva
Amanhã (19/03)

Mín. 26° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (20/03)

Mín. 26° Máx. 28°

Chuva