Guiados pelo lema “Peregrinos da Esperança em busca das graças do Santuário”, cerca de quatro mil homens participaram da 3ª Romaria do Terço dos Homens Mãe Rainha de Schoenstatt (THMRS) do Regional Nordeste 2 da CNBB, no Santuário Tabor da Nova Evangelização, em Olinda/PE.
A tradição da romaria vem de 2022 e aumenta cada vez mais o número de peregrinos desse grupo que, no mês de março, chegam até o Santuário, vindos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Na programação consta a subida da ladeira, em procissão, e oração do Santo Terço, a Santa Missa e momento de formação. Antônio Lopes da Silva, de Aliança/PE, partilha:
“Esse terceiro encontro da romaria é importante para unir e buscar levar mais homens para participar do Terço. Seguir o THMR é um orgulho muito grande”.
O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jakcson, preside a Santa Missa e, em sua homilia, destaca que “quando a gente percebe que, por meio do THMR, muitos homens fazem uma experiência profunda de Deus, mediada por Maria Santíssima. Maria nos conduz a Cristo. Nada para em Maria, tudo nela diz respeito ao Filho. É por isso que estamos aqui e não há nenhuma oposição em venerar Maria Santíssima, como Mãe e Rainha Três Vezes Admirável, e ao mesmo tempo adorar Jesus como Deus e Salvador. A veneração a Maria Santíssima é caminho preparatório para uma experiência profunda de Deus, de Jesus, para uma experiência profunda de ter sido salvo pelo sangue redentor de Jesus”.
CONQUISTA - Esta romaria é marcada pela benção do arcebispo à pedra fundamental do monumento do THMR, que será construído neste Santuário, e seu lançamento pelas coordenações do THMR, o assessor o Pe. Argemiro Ferracioli e o reitor do Santuário o Pe. Filipe Araújo.
Este monumento, com uma sala onde será possível conhecer sobre a história de fundação do THMR, será um local para oração e aprofundamento na espiritualidade.
As três Graças do Santuário
Na formação sobre as três graças do Santuário, de forma simples, os participantes foram “cobertos com o manto de Maria”, um gesto simbólico, no qual um grande manto foi estendido sobre todos, emocionando muitos dos presentes.
O Pe. Filipe comenta: “Esta Romaria é um momento especial na vida do Santuário de Olinda, conhecido como Berço do Terço dos Homens. A reunião de tantos homens, em torno da Mãe e Rainha, é um sinal claro da força e da vitalidade da Aliança de Amor. A romaria esteve centrada nas Graças do Santuário, conscientizando os homens sobre o chamado de nossa Mãe, para levar essas graças a suas famílias, trabalhos e paróquias, a exemplo de João Pozzobon. Ao rezarmos juntos o Terço, unimos nossas vozes e corações em uma só oração, vivendo a fraternidade e a comunhão, com o espírito de missão que caracteriza o Movimento de Schoenstatt. Vejo a Romaria do Terço dos Homens como um momento de renovação na Aliança, em que os homens, sob o olhar materno de nossa Mãe, encontram força e coragem para viver sua vocação, de forma ainda mais unida ao Deus Trino”.
“Percebo que a cada ano que passa fica mais evidente a importância do movimento THMR na evangelização dos homens proporcionando o retorno da ala masculina à nossa igreja. O movimento nos últimos tempos só tem crescido e se fortalecido” Partilha Pedro Gonçalves.
A próxima Romaria Regional será em 08 de março de 2026.
Mín. 25° Máx. 28°
Mín. 26° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 26° Máx. 28°
Chuva