O clima na sessão plenária da Câmara de Olinda voltou a ficar pesado hoje (18), após apresentação do projeto de lei 06/2025 de autoria vereadora Eugênia Lima (PT).
A ideia da vereadora petista era dar "mais transparência e segurança aos fazedores de cultura da cidade", com a nova lei estabelecendo exigências ao Poder Executivo.
O vereador decano (mais antigo), Severino Biai (Avante), alertou que a proposta era desnecessária, pois seu conteúdo já está contemplado na Lei do Carnaval.
Biai alegou também que não foi dada oportunidade para que o projeto fosse analisado pelos demais parlamentares.
VAIAS - Nessa hora, o tempo fechou, com pessoas que estavam na galeria vaiando e proferindo palavras de baixo calão.
Acalmados os ânimos, o vereador e líder do governo, Jesuíno Araújo (PSD), usou os mesmos argumentos de Biai e orientou a bancada a votar contra o projeto.
Aberta a votação nominal, o projeto foi rejeitado por 15X01, sendo o único voto favorável da própria autora.
De acordo com observadores dos bastidores, o insucesso se deu pela falta de articulação da vereadora com os pares e como "recado" pelo seu comportamento, na semana passada, quando denunciou ter sofrido "violência política de gênero".
Para entender o caso, releia a primeira matéria https://redeobservatorio.com.br/noticia/5961/-vereadora-eugenia-denuncia-violencia-de-genero-na-camara
E o posicionamento oficial da Câmara e do líder do governo https://redeobservatorio.com.br/noticia/5964/-vereador-jesuino-diz-que-eugenia-mentiu-sobre-violencia-na-camara
QUER SABER TUDO PRIMEIRO??? – Siga-nos no Instagram e Youtube. Participe do grupo no ZAP.
https://www.instagram.com/redeobservatoriope/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube
Mín. 26° Máx. 30°
Mín. 26° Máx. 29°
Parcialmente nubladoMín. 26° Máx. 28°
Tempo limpo