Terça, 29 de Abril de 2025
(81) 9.9966-1001
POLÍTICA INEDITISMO

*GOIANA PODERÁ TER 04 PREFEITOS EM INTERVALO DE 125 DIAS*

Situação atípica ocorre devido à anulação da eleição 2024

27/03/2025 08h48 Atualizada há 1 mês
Por: Pedro Tinoco
Eduardo Batista e Marcílio Régio disputam a preferência do povo de Goiana
Eduardo Batista e Marcílio Régio disputam a preferência do povo de Goiana

Goiana, uma das cidades mais prósperas de Pernambuco, está vivendo uma situação inusitada, desde que a eleição para a prefeitura ocorrida no ano passado foi considerada irregular pela Justiça Eleitoral.

O candidato eleito com 78% dos votos foi o então prefeito Eduardo Honório (UB). Mas no entender do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ele não poderia concorrer a mais uma reeleição, como aconteceu em 2020.

Em função do imbróglio, Honório não pôde assumir o que seria o seu terceiro mandato como prefeito e o presidente da Câmara, Eduardo Batista (Avante), ocupa, interinamente, o cargo.

NOVELA - Eis que, no último dia 24, atendendo a Reclamação Constitucional N⁰ 75.431, do vereador Carlos Viegas Júnior, o Ministério Público Federal emitiu parecer favorável à anulação da segunda reeleição consecutiva do vereador Eduardo Batista para a presidência da Câmara.

Após o procedimento, assinado pelo subprocurador Geral da República, Luiz Augusto Santos Lima, o caso segue para julgamento pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

Caso o magistrado acate o parecer da Procuradoria Geral da República (PGR) antes da realização da eleição suplementar, Eduardo Batista terá anulada a sua reeleição na Câmara e, consequentemente, perderá o cargo de prefeito interino.

CENÁRIOS - Considerando esta hipótese, a Câmara de Vereadores teria que realizar uma nova eleição para a Mesa Diretora. O presidente eleito tomaria posse e, automaticamente, assumiria também a prefeitura.

Se tudo isso acontecer antes do dia 04 de maio, data da eleição suplementar para a Prefeitura de Goiana, a cidade poderá ter, pelo menos quatro nomes diferentes na cadeira de prefeito, em cinco meses.

Seriam eles: Eduardo Honório, que deixou o cargo no dia 31 de dezembro; Eduardo Batista (atual interino); o futuro presidente da Câmara (a ser definido, caso o STF afaste Batista); e Marcílio Régio (PP), na suposição de ele vencer a eleição de maio.

Entra assim para a história de Pernambuco e do Brasil a atípica situação política de Goiana nestes anos de 2024 e 2025, com a possibilidade de ter quatro prefeitos diferentes em 125 dias.

A população espera apenas que, depois de maio, a cidade volte à sua normalidade institucional e possa seguir seu caminho,  superando os desafios que se apresentam.

QUER SABER TUDO PRIMEIRO??? – Siga-nos no Instagram e Youtube. Participe do grupo no ZAP.

https://www.instagram.com/redeobservatoriope/  Instagram

https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Goiana - PE
Olinda, PE
Atualizado às 15h05
29°
Parcialmente nublado

Mín. 26° Máx. 30°

31° Sensação
4.12 km/h Vento
62% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/04)

Mín. 26° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Amanhã (01/05)

Mín. 26° Máx. 28°

Tempo limpo