Terça, 17 de Junho de 2025
(81) 9.9966-1001
CULTURA CANGAÇO

*FILME: “LAMPIÃO GOVERNADOR DO SERTÃO” TEM ESTREIA NACIONAL EM JUNHO*

Obra ganhou quatro prêmios no 19º Fest Aruanda

25/05/2025 10h10 Atualizada há 3 semanas
Por: Pedro Tinoco
Vera Ferreira, neta de Lampião (ao centro) é uma das personalidades entrevistadas no documentário.
Vera Ferreira, neta de Lampião (ao centro) é uma das personalidades entrevistadas no documentário.

Virgolino Ferreira da Silva, o internacionalmente conhecido Lampião, volta a ser personagem principal de mais um filme, quase 100 anos após sua morte, em 1938.

O documentário "Lampião, Governador do Sertão", dirigido por Wolney Oliveira, investiga a trajetória, os mitos e os paradoxos do cangaceiro.

É mais uma tentativa de colocar luz na polêmica história do Rei do Cangaço, dividida entre gente que ama e pessoas que não encontram virtude na trajetória do sertanejo de Serra Talhada, Pernambuco.

Mais do que traçar a biografia de Lampião, o longa propõe um mergulho profundo na complexidade desse personagem, contrapondo a imagem do temido líder cangaceiro à potência simbólica que ele ainda exerce na cultura popular.

A obra vai além da dicotomia “bandido ou herói” e busca revelar as múltiplas camadas de um homem que segue fascinando gerações e alimentando representações no imaginário coletivo.

Assista o trailer no YouTube clicando aqui https://youtu.be/WoLXoMA6c10?si=pPQGwDaZDyZl8Kg3

“Minha paixão pela história de Lampião começou cedo, quando vi o filme Memórias do Cangaço, de Paulo Gil Soares. Foram anos dedicados ao tema. Lampião, Governador do Sertão é meu segundo filme sobre o cangaço. Os Últimos Cangaceiros foi o primeiro. Nesta obra, conto a sua história e mostro seu legado cultural no cinema, na literatura, no artesanato e na literatura de cordel”, afirma Wolney Oliveira.

PRECIOSIDADES - Com uma abordagem que alia pesquisa histórica e sensibilidade estética, o documentário revisita documentos, registros visuais raros e narrativas orais para reconstituir a jornada de Virgolino.

Ao mesmo tempo, destaca como sua figura atravessou gerações e se consolidou como um dos grandes ícones da identidade nordestina e brasileira.

O filme foi produzido em 2023, participou de festivais em 2024 e agora começa a ser exibido ao grande público.

No último dia 02 de maio foi projetado no Cinema do Dragão, em Fortaleza. Agora chega ao circuito nacional, com sessões em diversas cidades do Brasil.

O filme foi viabilizado com recurso do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine e do Mecenato Estadual do Ceará através da Enel Ceará.

FESTIVAIS - Em abril de 2024 o filme estreou na 29ª edição do Festival É Tudo Verdade, participando da Competição Brasileira de Longas-Metragens.

Em novembro teve exibição especial no 34º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Em dezembro, ganhou quatro prêmios no 19º Fest Aruanda: Troféu Aruanda/EPC Vladimir Carvalho de Melhor Documentário, além de Melhor Roteiro, Melhor Som e Melhor Edição

Lampião, Governador do Sertão

Ficha técnica

2023 | Brasil | 90 min. | 14 anos

Direção: Wolney Oliveira | Roteiro: Margarita Hernández e Wolney Oliveira | Produção Executiva: Margarita Hernández | Direção de Produção: Dayane Queiroz | Direção de Fotografia e Câmera: Rogerio Resende | Fotografia Adicional: Eusélio Gadelha e Alex Meira | Assistente de Câmera: Alex Meira | Som Direto: Leo Oliveira e Lênio Oliveira | Música Original: DJ Dolores (Helder Aragão) | Som Adicional: Haydson Oliveira, Nicolas Hauleft, Fernando Cavalcante, Danilo Carvalho | Montagem: Daniel Garcia e Mair Tavares | Assistente de Montagem: Lucas Hernández | Consultoria e Pesquisa: Danilo Mattos | Distribuidora: Kajá Filmes

Sinopse: “Lampião, Governador do Sertão” expõe a trajetória de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, examinando sua jornada histórica e os mitos e polêmicas que o cercam. A reputação de Lampião como um líder cangaceiro temido e impiedoso durante sua vida é contrastada com o poder duradouro de seu legado cultural. O filme explora a complexidade do personagem, destacando como sua influência cultural continua a ecoar de forma vigorosa até hoje.

Com informações da Secult-Ceará.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Olinda, PE
Atualizado às 19h06
23°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 28°

24° Sensação
5.14 km/h Vento
100% Umidade do ar
100% (24.44mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)

Mín. 25° Máx. 27°

Chuva
Amanhã (19/06)

Mín. 24° Máx. 25°

Chuva