Ali por volta do finalzinho dos Anos 80, início dos 90, Pernambuco vivenciou uma efervescência cultural diferente, uma espécie de Renascimento Musical.
De repente, jovens de diversas regiões do Grande Recife se propunham a criar novas bandas e produzir um som que tinha como base elementos locais, como o frevo, o maracatu e o forró, mesclados com linguagens internacionais como o rock, o punk e o hip hop.
Jogado tudo isso no caldeirão, nascia o Movimento Mangue, que teve como ícone maior Chico Science, além de Fred 04 e outros.
Remanescente da época, a banda Geração Mangue segue firme na estrada, comemorando 29 anos com o lançamento de um documentário que traz parte de toda essa história.
TRAJETÓRIA - O grupo surgiu em 23 de março de 1996, na zona norte do Recife. Ao longo dos anos, tem ganhado destaque na cena musical pernambucana com seu som característico, denominado Rockmangue, que incorpora influências da música regional do Recife, hip-hop e diversas correntes musicais e culturais
dos anos 90.
A banda também traz em sua sonoridade traços marcantes dos ritmos culturais pernambucanos, aliados a uma visão ampla e abrangente que contempla estilos como funk americano, rock, groove e muito mais.
Em 1997, lançaram sua primeira fita demo intitulada "O SILÊNCIO ME INCOMODA", abrindo caminho para oportunidades significativas.
No ano de 1999, dividiram o palco com grandes bandas do cenário nacional, conquistando reconhecimento. A partir daí, apresentaram inúmeros shows nos círculos culturais de Recife e regiões além da capital.
Em 2010, gravaram um CD de estúdio ao vivo para fins de divulgação, consolidando ainda mais sua presença no cenário musical.
Em 2018, participaram da coletânea "Cena Recife", ao lado de várias outras bandas que fazem parte da efervescente cena musical pernambucana. No mesmo ano, lançaram o EP "ATITUDE", que chegou
às lojas especializadas do Recife.
DIGITAL - Em 2019, a banda gravou o Álbum "Guerreiro", lançado em plataformas digitais de streaming pelo selo Starfleetmusic® no final desse mesmo ano.
A divulgação do Álbum em 2020 foi extremamente positiva, com a banda se apresentando em diversos polos culturais do Recife e com suas músicas sendo veiculadas em rádios locais e web rádios em todo o Brasil.
PANDEMIA - Em 2021, apesar das restrições e precauções impostas pela pandemia, a banda conseguiu realizar algumas lives e ensaios ao vivo em suas redes sociais, mantendo a conexão com seu público.
Nessa época também iniciou as primeiras gravações de um documentário sobre sua trajetória.
A Banda Geração Mangue é um exemplo de perseverança e talento, mostrando a força e a riqueza da música pernambucana, com uma mistura de estilos e influências, eles continuam a conquistar novos públicos.
A Banda lançou, em 2023, o documentário “GERAÇÃO MANGUE O DOC". Desde então vem apresentando o filme em festivais, mostras itinerantes e na TV Universitária.
Em 2024, o grupo lançou o Single “A Corda”, tratando a questão da dependência química e os impactos nas famílias, contextualizando tanto a visão da sociedade e a do dependente.
Em 2025 a banda vem realizando uma sequência de shows com um repertorio novo e a perspectiva de lançar um novo álbum.
QUER SABER TUDO PRIMEIRO??? – Siga-nos no Instagram e Youtube. Participe do grupo no ZAP.
https://www.instagram.com/redeobservatoriope/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube
Mín. 24° Máx. 28°
Mín. 25° Máx. 27°
ChuvaMín. 24° Máx. 25°
Chuva