A segurança pública de Olinda foi reforçada com a posse de 17 novos Guardas Civis Municipais. A solenidade contou com a presença da prefeita Mirella Almeida, ontem (10).
Os recém-empossados já estarão atuando nas ruas a partir de hoje. Com a chegada desses novos agentes, o efetivo da Guarda Municipal de Olinda agora soma 154 profissionais.
Essa ampliação é resultado do concurso público iniciado em 2023, que incluiu um rigoroso curso de formação.
QUADRO - Segundo o secretário de Gestão de Pessoas e Administração, Luciano Brasileiro, dos 117 guardas aprovados, 79 já foram nomeados, sendo 45 somente neste ano de 2025.
A prefeitura ainda prevê a convocação de mais 35 guardas para futuras posses.
INTEGRAÇÃO - O Secretário de Segurança Cidadã, Coronel Pereira Neto, enfatizou a importância da atuação conjunta dos novos guardas com as demais forças de segurança.
"Esses guardas se incorporam ao nosso efetivo para realizar serviços na área de segurança pública integrados com a Polícia Militar. É fundamental que cumpramos o que está estabelecido no Sistema Único de Segurança Pública, garantindo um trabalho coordenado para entregar um serviço de qualidade à população", afirmou.
Após a solenidade, os novos guardas participaram de uma reunião com o secretário para planejar suas áreas de atuação e estratégias de integração.
EVOLUÇÃO - A Prefeita Mirella Almeida ressaltou a evolução do papel da Guarda Municipal em Olinda, destacando sua atuação para além da proteção patrimonial.
"Nossa Guarda não é apenas patrimonial, cuidando de nossos valiosos prédios históricos. É uma guarda que vai às ruas, que se dedica à vida e que atua em conjunto com a Polícia de uma forma nunca antes vista no município. É uma guarda que merece reconhecimento e uma gratificação justa. Sabemos que ainda temos muito a avançar para chegar ao ideal, mas estamos no caminho certo", declarou a prefeita.
LUTA - A nova guarda, Taianny Moreira, compartilhou a desafiadora trajetória do concurso. O processo começou em agosto de 2023, com as provas objetiva e discursiva.
Em dezembro do mesmo ano, após a divulgação do resultado, os candidatos foram convocados para o Teste de Aptidão Física (TAF), que incluiu corrida, salto e abdominal.
Em março de 2024, iniciou-se o curso de formação, que se estendeu até junho de 2024.
Durante esse período, os recém-empossados guardas tiveram aulas e diversas palestras, além de preparação para o treinamento de tiro. Taianny destacou a intensidade do período.
"Tivemos curso de defesa pessoal, direitos humanos, preparação para o curso de tiro, armamento de tiro. E depois de uma prova final, o concurso foi homologado e, agora, finalmente, a nomeação aconteceu."
QUER SABER TUDO PRIMEIRO??? – Siga-nos no Instagram e Youtube. Participe do grupo no ZAP.
https://www.instagram.com/redeobservatoriope/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube
Mín. 24° Máx. 28°
Mín. 25° Máx. 27°
ChuvaMín. 24° Máx. 25°
Chuva