Quinta, 10 de Julho de 2025
(81) 9.9966-1001
GERAL VALOR

*INSTITUTO MARIA PARTICIPOU DE EVENTO PROMOVIDO PELA ONU NOS EUA*

COSP reúne entidades que trabalham pela inclusão de pessoas com deficiência no mundo.

13/06/2025 18h08 Atualizada há 4 semanas
Por: Pedro Tinoco
Reconhecimento internacional é resultado das ações afirmativas do IMA.
Reconhecimento internacional é resultado das ações afirmativas do IMA.

O Instituto Maria Alcoforado de Barros Melo (IMA), instituição que oferece terapias e serviços 100% gratuitos a cerca de 230 crianças com Síndrome de Down em condição de vulnerabilidade social no Estado, foi selecionado para participar da 18ª COSP (Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - CDPD), evento promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), com sede em Nova York, que aconteceu de 10 a 12 junho.

A vice-diretora do IMA, a cirurgiã-dentista e especialista em odontopediatria com ênfase em pessoas com deficiência, Augusta Carneiro, representou a instituição com a delegação brasileira, composta pela Ministra Macaé Evaristo (chefe da delegação e do MDH — Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania), representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), de autoridades do Legislativo, Judiciário e Executivo (em diferentes níveis) e representantes de Organizações da Sociedade Civil, além de técnicos e especialistas com atuação em políticas públicas de inclusão.

O objetivo foi garantir a participação qualificada, articulada e representativa do Brasil na 18ª COSP, fortalecendo o compromisso do país com a implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD/ONU), segundo comunicado do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania aos participantes.

Os integrantes começaram as atividades no dia 9 de junho, durante o “Fórum da Sociedade Civil”, em sala de conferência da ONU.

No mesmo dia, houve também eventos paralelos, co-organizados por instituições acadêmicas e organizações da
sociedade civil de diferentes países, com o apoio da delegação brasileira.

Já a 18ª COSP aconteceu de 10 a 12 de junho, com temas inovadores relativos ao
desenvolvimento de pessoas com deficiência e inclusão social no mundo.

Na ocasião, a vice-diretora do Instituto Maria, Augusta Carneiro, mostrou o ‘case’ de sucesso da entidade, apresentando a sua atuação nos dois anos desde a sua criação, em maio de 2023.

O objetivo do projeto é realizar uma intervenção ativa na primeira infância, sabendo que uma ação precoce traz enormes ganhos para a vida das pessoas com Trissomia do 21.

É compromisso do IMA proporcionar todas as ferramentas necessárias para que as crianças com Síndrome de Down atinjam seus plenos potenciais, visando que no futuro elas sejam regularmente inseridas no mercado de trabalho.

EUROPA - Em março deste ano, o Instituto Maria participou de outro evento da ONU, a conferência Zero Project, em Viena, na Áustria.

A diretora-geral e médica da instituição, Letícia Alcoforado, levou o caso do IMA para a promoção e troca de ideias de inclusão de pessoas com deficiência ao redor do mundo, visando quebrar as barreiras existentes e reafirmando o compromisso social do IMA e da FMO (Faculdade de Medicina de Olinda).

INOVAÇÃO - O Instituto Maria inova no Estado (e no Brasil) ao promover um cuidado integral e multidisciplinar aos seus pacientes com Síndrome de Down, sabendo que a base disso começa justamente pela rede de apoio das crianças.

Enquanto deixam os filhos fazendo as diversas terapias que o centro oferece, como fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional, por exemplo, as mães, cuidadoras e pais encontram tempo e espaço para cuidarem de si no próprio instituto - indo a consultas odontológicas, ginecológicas, ao nutricionista - e também a consultas psicológicas ofertadas no local - tudo isso totalmente de graça.

No IMA, as mães e entes familiares recebem, também, de forma 100% gratuita:
1) Sessões de Psicoterapia, com vários psicólogos especializados no local;
2) Serviços Odontológicos, com dentistas contratados pela instituição no local;
3) Serviços de Nutricionista, com especialista contratada no local;
4) Serviços de Ambulatório de Saúde da Mulher (com ginecologistas e profissionais
contratados para cuidar de forma clínica geral das mães e cuidadoras das crianças
com a Trissomia do 21);
5) Assistente Social para encaminhar e aconselhar as famílias em questões
complexas e jurídicas pelas quais passam as crianças com deficiência.

O árduo trabalho de cuidar de uma pessoa com deficiência faz com que essas mulheres e cuidadores se negligenciem ao longo dos anos - o que termina sendo extremamente prejudicial às crianças a curto, médio e longo prazos.

MULTIDISCIPLINAR - Cuidado integral é a abordagem de cuidar de uma pessoa de forma holística, considerando todos os aspectos de sua saúde e bem-estar, tendo em vista o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural.

É, ainda, tratar o paciente buscando compreendê-lo em sua totalidade para promover e prevenir doenças, questões psicológicas também, e não apenas tratar a condição genética dos pequenos que nascem com a Síndrome de Down.

Essa abordagem é capaz de realizar o acompanhamento completo da saúde de um paciente e de antecipar os tratamentos necessários com melhor qualidade, proporcionando um maior bem-estar das crianças.

Afinal, o cuidado às crianças só se sustenta passando, também, pelo cuidado aos pais. É com essa premissa que a entidade busca melhorar a qualidade de vida das famílias.

O programa oferece suporte e acolhimento aos cuidadores que dedicam suas vidas a zelar pelos outros - pois o ato de cuidar sustenta o mundo.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Observatório PCD
Sobre Observatório PCD
Blog com informações para pessoas com deficiência (PCD) e interessados no tema. Os textos são produzidos por nossa equipe.
Olinda, PE
Atualizado às 01h06
21°
Neblina

Mín. 21° Máx. 26°

22° Sensação
4.12 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (39.4mm) Chance de chuva
Amanhã (11/07)

Mín. 23° Máx. 26°

Chuva
Amanhã (12/07)

Mín. 23° Máx. 26°

Chuvas esparsas