Quinta, 10 de Julho de 2025
(81) 9.9966-1001
POLÍTICA HONORÁRIO

*JUSTIÇA MANTÉM TÍTULO DE CIDADÃO DE OLINDA PARA BOLSONARO*

Condecoração foi de autoria do vereador Alessandro Sarmento (PL).

16/06/2025 15h59 Atualizada há 3 semanas
Por: Pedro Tinoco
Bolsonaro afirmou que irá a Olinda receber a homenagem.
Bolsonaro afirmou que irá a Olinda receber a homenagem.

A 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Olinda decidiu extinguir, sem resolução de mérito, a Ação Popular movida contra a Câmara Municipal que questionava a concessão do título de cidadão olindense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

A sentença foi proferida pela juíza Luciana Maranhão, que considerou ausente o interesse de agir do autor e inadequada a via eleita para questionar o ato legislativo.

A ação foi ajuizada pelo advogado Estevão de Britto Ramos, que alegava ilegalidade e imoralidade no ato da Câmara Municipal ao homenagear Bolsonaro com o título de cidadão, apontando violação aos princípios da moralidade administrativa, além da suposta ausência de parecer da Comissão de Educação e Esportes da Casa Legislativa.

O autor também argumentava que o homenageado já foi declarado inelegível pela Justiça Eleitoral, o que, segundo ele, agravaria a impropriedade da homenagem.

Na decisão, a magistrada destacou que não houve vício formal no processo legislativo e que a tramitação da proposição seguiu os trâmites regimentais da Câmara.

Além disso, reforçou que o ato de concessão do título trata-se de matéria interna corporis, ou seja, de competência exclusiva do Poder Legislativo, não sujeita à interferência do Judiciário.

“Não restou demonstrada a existência de ato ilegal ou lesivo ao patrimônio público”, apontou a juíza.

CARÁTER - A sentença ainda cita jurisprudências que consolidam o entendimento de que a Ação Popular não pode ser utilizada para impugnar atos de caráter político, como homenagens e condecorações legislativas.

A juíza também reconheceu que o autor não agiu de má-fé e, por isso, manteve a isenção de custas judiciais e honorários advocatícios, conforme prevê o artigo 5º, inciso LXXIII, da Constituição Federal.

Com a decisão, o processo foi encerrado, e a homenagem a Jair Bolsonaro permanece válida. A Câmara Municipal de Olinda havia aprovado o título de cidadão olindense por meio do Ato nº 08/2025.

Fonte: Correio Olindense.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Observatório de Olinda
Sobre Observatório de Olinda
Blog de notícias diário redigido pelo jornalista Pedro Tinoco sobre a cidade de Olinda, a Marim dos Caetés, Patrimônio Cultural da Humanidade. Sejam bem-vindos!!!
Olinda, PE
Atualizado às 01h06
21°
Neblina

Mín. 21° Máx. 26°

22° Sensação
4.12 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (39.4mm) Chance de chuva
Amanhã (11/07)

Mín. 23° Máx. 26°

Chuva
Amanhã (12/07)

Mín. 23° Máx. 26°

Chuvas esparsas