O Governo Federal estuda a possibilidade de aumentar a mistura de etanol na gasolina, passando dos atuais 27% para 30%.
O motivo seria diminuir a dependência do país em relação ao combustível fóssil, cujo preço hoje é afetado pelas tensões no Oriente Médio, principal produtor mundial.
Uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética do Ministério de Minas e Energia está programada para acontecer amanhã (25), a fim de debater o assunto.
O Governo Federal acredita que a medida ajuda o Brasil a depender menos de importações de gasolina e fortalece a produção nacional de biocombustíveis.
PROÁLCOOL - Foi este mesmo pensamento que inspirou a criação do Programa Nacional do Álcool, conhecido como Proálcool, no governo do então presidente Ernesto Geisel, em 1975.
Fiat 147 foi o primeiro carro movido a álcool no mundo.
Na época, o programa surgiu também como resposta à crise mundial do petróleo e com objetivo de reduzir a dependência do país, incentivando a produção de álcool combustível.
Infelizmente, a boa ideia não prosperou como se imaginava, pois o programa - pioneiro no mundo - enfrentou inicialmente problemas tecnológicos e de adaptação dos veículos, além da falta do combustível nos postos e preços mais elevados que a gasolina por conta da sazonalidade das safras de cana-de-açúcar, entre outras dificuldades.
Caso desejem levar a ideia adiante agora, os burocratas de Brasília deverão pensar soluções, principalmente econômicas, para o etanol, que atualmente não oferece vantagem de preço diante da gasolina.
Uma política séria de incentivo aos produtores de etanol, com compromisso estratégico ao longo dos anos e isenção de impostos ou subsídios, poderia tornar o Brasil um país livre da dependência de combustíveis fósseis.
Mas será que a Petrobrás permitiria? A conferir.
QUER SABER TUDO PRIMEIRO??? – Siga-nos no Instagram e Youtube. Participe do grupo no ZAP.
https://www.instagram.com/redeobservatoriope/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube
Mín. 23° Máx. 26°
Mín. 23° Máx. 25°
ChuvaMín. 24° Máx. 26°
Chuvas esparsas