O Governo do Estado anunciou, ontem (26), mais uma requalificação do seu patrimônio histórico. O Ginásio Pernambucano, tradicional instituição de ensino e cartão-postal do Centro do Recife, vai ganhar uma ampla reforma.
Por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o governo lançou o edital de licitação para contratação da empresa que vai executar os serviços de conservação e restauro do imóvel.
As empresas de engenharia e/ou arquitetura que desejarem concorrer têm até às 10h de 05 de agosto para entregar suas propostas. O edital está disponível no site do PE Integrado.
“O time do Governo de Pernambuco está totalmente empenhado em garantir a preservação do patrimônio histórico do Estado. O Ginásio Pernambucano representa a história viva, pulsante, sendo responsável pela formação de gerações que aqui nasceram ou viveram, e chega ao seu 200º aniversário recebendo o cuidado que merece”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A obra de requalificação será executada em três etapas e tem previsão de início para o segundo semestre deste ano, sem prejudicar o calendário letivo dos estudantes.
Serão investidos aproximadamente R$ 7 milhões nas intervenções, em uma iniciativa que marcará os 200 anos da unidade de ensino, celebrados em 2025.
A primeira etapa das ações será voltada à recuperação das esquadrias, revisão de telhado, restauração de fachadas, pisos, forros e cantarias e implantação do novo sistema de prevenção e combate a incêndio.
Esta fase das obras tem valor estimado de R$ 3.981.989,69. As próximas etapas abrangem obras de adequação dos espaços da escola para pessoas com deficiência, além da climatização completa de todas as salas de aula.
“Trata-se de um bem tombado com elevado valor histórico, arquitetônico e simbólico, cuja conservação exige rigor técnico para sua salvaguarda. A atuação da Fundarpe assegura que as intervenções respeitem as características originais do imóvel, ao mesmo tempo em que o adaptam às exigências contemporâneas de segurança e acessibilidade”, ressaltou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
HISTÓRIA - Fundado em 1825, o Ginásio Pernambucano é o mais antigo colégio em atividade no Brasil. Tombado desde 1984, o prédio tem seu valor histórico e arquitetônico reconhecido em todo o país. Sua arquitetura é única e marcante, com influências neoclássicas visíveis na simetria da fachada, nas colunas e nos detalhes ornamentais.
Diversos nomes das artes pernambucanas passaram por lá enquanto estudantes, como Clarice Lispector, Manuel Bandeira e Castro Alves.
A reforma do Ginásio Pernambucano integra um conjunto estratégico de ações do Governo do Estado voltadas à revitalização do Centro do Recife, com o objetivo de preservar o patrimônio histórico e fortalecer a identidade cultural da capital, a partir de soluções que atendam às demandas atuais da sociedade.
Os edifícios do Diario de Pernambuco e do Liceu de Artes e Ofícios, o Cinema São Luiz, entre outros monumentos, também fazem parte dessa valorização da memória arquitetônica da cidade e vêm recebendo a atenção do Governo com grandes investimentos.
QUER SABER TUDO PRIMEIRO??? – Siga-nos no Instagram e Youtube. Participe do grupo no ZAP.
https://www.instagram.com/redeobservatoriope/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube
Mín. 21° Máx. 26°
Mín. 23° Máx. 26°
ChuvaMín. 23° Máx. 26°
Chuvas esparsas