O famoso Canal Lava-Tripa, que costuma ficar cheio de entulhos lançados pela população em seu leito, será alargado e requalificado pela Prefeitura de Olinda.
O manancial, que corta as comunidades de Aguazinha e Sapucaia, receberá intervenções ao longo de quase dois quilômetros.
A ordem de serviço foi assinada pela prefeita Mirella Almeida hoje (27) e prevê investimento total de cerca de R$ 10,5 milhões.
O projeto contempla não apenas a ampliação do canal, mas também a requalificação de três pontilhões, localizados nas imediações da Rua Bogotá; Rua Pedro Ivo e Aguazinha.
As intervenções trarão mais segurança, melhor mobilidade e um ambiente mais salubre para os moradores das comunidades vizinhas.
Além disso, a obra inclui a implantação de uma nova drenagem, ciclovia na via marginal e paisagismo, valorizando a região e promovendo integração urbana com infraestrutura moderna e sustentável.
OLINDA E BRASÍLIA - O projeto é fruto de uma parceria entre o município de Olinda e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), administrado pelo Ministério das Cidades.
A execução da obra está a cargo da Construtora HECA, com prazo estimado de 12 meses, divididos em etapas.
No ato de assinatura, a prefeita da cidade, Mirella Almeida, afirmou que os recursos já estão garantidos.
“Nenhuma obra estruturadora na nossa cidade será iniciada sem que haja a garantia de um trabalho com planejamento de começo, meio e fim. Os recursos já estão no município e isso é graças não só ao um trabalho incansável da nossa gestão, mas, também, de muita articulação politica”, concluiu Mirella.
A versão é reforçada por Edmilson Modesto, de 70 anos.
“Não tenho dúvidas que este é um projeto que vai significar melhor qualidade de vida e de negócios para todos nós”, afirmou.
Ele reside, há 20 anos, em Sapucaia e, em nome da comunidade, agradeceu pelo anúncio da obra.
ENQUETE - Durante a cerimônia, a população manifestou publicamente o desejo para que o nome do canal seja mudado.
A ideia foi compartilhada com a prefeita Mirella, que sugeriu que as lideranças comunitárias promovam uma votação popular e que o movimento seja apoiado pela gestão e pelos representantes do executivo municipal.
“Este é um dia muito importante para os moradores de Sapucaia e Aguazinha, onde a gente não só veio anunciar esta obra tão importante, mas, acima de tudo, viemos trazer qualidade de vida para todos daqui”, concluiu a secretária de Obras, Cláudia Peregrino.
Mín. 21° Máx. 26°
Mín. 23° Máx. 26°
ChuvaMín. 23° Máx. 26°
Chuvas esparsas