Quinta, 10 de Julho de 2025
(81) 9.9966-1001
CULTURA CULTURA

*MIRELLA E RAQUEL ASSINAM ORDEM PARA REQUALIFICAR MAC*

Museu de Arte Contemporânea de Olinda receberá investimento de R$ 4 milhões.

02/07/2025 20h13 Atualizada há 1 semana
Por: Pedro Tinoco
Obra é parceria da Prefeitura de Olinda com o Governo do Estado.Foto: Arquimedes Santos
Obra é parceria da Prefeitura de Olinda com o Governo do Estado.Foto: Arquimedes Santos

Um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade de Olinda será requalificado.

A prefeita do município, Mirella Almeida (PSD), e a governadora Raquel Lyra (PSD) assinaram, hoje (02), a ordem de serviço para restauro do Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado no Sítio Histórico.

Serão investidos R$ 4 milhões na obra, cujas intervenções serão realizadas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).  

A iniciativa é fruto de uma importante parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também acompanharão o serviço.

“O MAC estava fechado desde 2017, mas agora, com recursos garantidos e ordem de serviço assinada, vamos reabrir esse importante espaço cultural. Resgatar nosso patrimônio é um trabalho feito a muitas mãos, e na nossa gestão já entregamos o Cinema São Luiz, reformamos o Theatro Cinema Guarany, iniciamos obras no Liceu de Artes e Ofícios, em breve vamos licitar as obras para Fábrica Tacaruna”, destacou a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause.

A prefeita Mirella destacou a relevância do equipamento.

"Tem mais obras chegando em Olinda e, agora, uma importantíssima para um setor que espera há tanto tempo. A gente está começando uma grande obra e depois vamos reabrir as portas", afirmou a gestora.

BRASIL - Situado no Sítio Histórico de Olinda, o museu abriga um dos acervos mais relevantes de arte moderna e contemporânea do Brasil.

O projeto de requalificação do MAC contempla uma série de intervenções estruturais e de acessibilidade, com o objetivo de garantir a conservação do prédio histórico e o pleno acesso ao seu acervo.

Entre os serviços estarão restauração estrutural do prédio, instalação de elevador e plataforma para cadeirantes, adaptação de banheiros, modernização elétrica, hidráulica e da climatização.

Também estão previstas nova iluminação expográfica, sistema contra incêndios, circuito de segurança e paisagismo renovado.

RELEVÂNCIA - Fundado em 1966, o MAC-PE abriga mais de quatro mil obras de arte moderna e contemporânea, com nomes como Portinari, Cícero Dias, Eliseu Visconti, Di Cavalcanti, João Câmara, Burle Marx e Francisco Brennand.

O edifício, tombado e construído em 1765, já funcionou como prisão eclesiástica e hoje é símbolo da força cultural de Pernambuco.

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Roberto Moreira Há 1 semana Olinda É lmportante, é. Mas eu sei que não é hora de recapiar as grandes vias da cidade, mas poderia no mínimo tapar os buracos. Até parece que a Prefeita Mirela vai trabalhar de helicóptero...
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Olinda - PE

Olinda - Pernambuco

Sobre o município
Olinda é uma cidade colonial na costa nordeste do Brasil, estado de Pernambuco. Fundada em 1535 pelo português Duarte Coelho, foi construída em encostas íngremes e distingue-se pela arquitetura do século XVIII, com igrejas barrocas, conventos, mosteiros e casas de cores vivas. Originalmente centro da indústria da cana-de-açúcar, é agora conhecida pelo trabalho de seus artistas, com diversas galerias, oficinas e museus. Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, berço da República.
Olinda, PE
Atualizado às 01h06
21°
Neblina

Mín. 21° Máx. 26°

22° Sensação
4.12 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (39.4mm) Chance de chuva
Amanhã (11/07)

Mín. 23° Máx. 26°

Chuva
Amanhã (12/07)

Mín. 23° Máx. 26°

Chuvas esparsas